VOCÊ DEVERIA DEDICAR-SE À BÍBLIA COMO SE DEDICA A UM FILME

0
Imagem: Google

Assistir a um filme requer a nossa percepção aos detalhes. Nem todos têm essa característica. São vários sinais de que a trama se desenrolará por uma certa linha de raciocínio. Não e tão difícil entender onde as coisas vão chegar, mesmo que o diretor seja excelente no que faz. Não podemos simplesmente perder tempo com a beleza física dos atores, isso é infantilidade. Há muito mais para refletirmos e retirarmos. O tom de voz dos diálogos, o sarcasmo, a inteligência, a violência, o romance, o estalar dos músculos defendo alguém indefeso, as cores, o clima predominante, etc. Grave bem isso: o áudio presente num filme é crucial para a total compreensão que os autores querem, de fato, passar. Assisti-lo em som original é sempre a melhor opção, as dublagens mascaram as expressões. O som do trânsito, das teclas de um dispositivo, do caminhar, de um motor falhando ou demonstrando poder de fogo, das hélices de um caça, das armas de um blackhawk, tudo é facilmente ocultado e a imersão ao que os produtores desejam passar infelizmente é afetada pela preguiça de quem não gosta de ler as legendas. Você pode dizer algo como "se eu assistir a um filme com legendas não vou entende-lo perfeitamente". Contudo, mesmo sem legendas é possível que você ainda não compreenda toda a trama, o que é normal, se considerarmos que estamos falando de um excelente enredo. Você deve assistir a um bom filme várias vezes para compreende-lo melhor. A cada vez que você rever ao filme, novos detalhes surgirão para somar na elucidação da história. Se o filme possui ação, o som das travas de um fuzil de precisão, das "cascas" dos projéteis sendo cuspidos pelas .50... Se o filme contém suspense, a trilha sonora parece ser mais fundamental ainda, os detalhes de uma parte de um bilhete, uma gravação de áudio e/ou vídeo, as cores da roupa, tatuagens, a personalidade do intérprete, o jeito de reagir às situações, etc.

Sobre a vida, ela possui as mesmas razões e linhas de raciocínio: a maioria das pessoas não observam os detalhes, não percebem as informações sendo postas, esganiçadas, berradas às portas dos nossos próprios tímpanos. Não percebem a história se desenrolando a cada segundo, milésimo de segundo, fração de milésimo de segundo... A vida possui as suas facetas, muitas vezes nem estão cobertas a esmo, mas gritam afirmando estarem claras, dispostas a serem investigadas em curto prazo, propensas a serem descobertas e publicadas. A vida, dada por Deus, concebida por ele, permitida E traçada pelo mesmo precisa ser vivida intensamente, agradando o Eterno em todas as coisas, inclusive nos entretenimentos. Mas a vida nunca será vivida de forma total se os mínimos detalhes não forem percebidos. Na criação de uma vida, Deus concedeu muitos sentimentos e órgãos, mas aqui, nestas linhas, o destaque são para a mente, os olhos e o coração. A mente raciocina primeiro, percebe depois, os olhos veem e sentem a realidade e o coração resolve vivê-la... perceptivamente... intensamente.

Quando falamos da Bíblia não podemos avançar se não acreditarmos que é a Palavra de Deus, a verdade absoluta, a revelação do Senhor escrita, inspirada, infalível e inerrante. Se assim acreditamos, devemos dar às Escrituras a sua devida honra, oferecer ao Evangelho de Cristo a mesma dedicação que damos a tantas coisas boas, como a um belo filme, por exemplo. Aliás, não da mesma forma e intensidade, mas darmos a Bíblia toda a nossa vida em todos os sentidos, antes de tudo, acima de todos. Sola Scriptura!

O Prolífico.

Postar um comentário

0 Comentários
Postar um comentário (0)
To Top