8 PONTOS QUE DEVEM HAVER EM SEU MINISTÉRIO, OU ISSO NUNCA FOI UM MINISTÉRIO

0
Imagem: Facebook

Se você foi chamado por Deus para pastorear, parabéns, nasceu em você a pretensão de subir num púlpito, abrir a boca, o coração, o cérebro e o principal, a Bíblia, e sua vida passa agora a ser um risco constante, haja vista tornar-se uma influência em muitos aspectos na vida de pessoas não será nada fácil, portanto, é bom que algumas informações estejam bem claras, pois, humanamente falando, tudo começa na mente, na sua mente. Sim, é preciso entender daquilo que se deseja exercer, e uma coisa é certa: nada é alheio á doutrina bíblica. Mas se tudo, humanamente falando, começa na mente, se você tem problemas psíquicos, dislexia, déficit de atenção ou algo do tipo, esqueça, porque, provavelmente você não foi chamado por Deus, é apenas algo da sua cabeça, e acredite, sim, isso acontece. Você vai lidar com situações naturais diversas, das quais exitem uma infinidade de cenários possíveis em que a sua mente terá que estar numa perspectiva suficiente para aturar determinadas situações. Além disso, eu ainda não falei de situações sobrenaturais, onde muitas probabilidades também são reais. Uma história de vida interessante que te dê uma base sólida é de suma importância. Por exemplo, ter aprendido a viver na fartura ou na sequidão é algo imprescindível que você precisa ter. Não existe no campo pastoral espaço para uma mente frouxa, dependente de papai e mamãe. Haverão muitos quartos, ou um apenas, em que você terá o tempo necessário para se desmanchar em lágrimas sozinho e com Cristo, sem que ninguém precise saber, afinal, a palavra que sairá tua boca deverá ser a Palavra de Deus, que fala de Deus e do reino de Deus, não sobre você. Não haverá espaço na tua mente para caprichos, ainda que haja poucas exceções, mas que nunca (guarde essa palavra), nunca será regra para você, especialmente se o seu ministério for, verdadeiramente, um ministério dado por Deus (até porque se Deus não der nunca será um ministério). Antes de comer alguma coisa é necessário preparar. Se for uma fruta, por exemplo, é necessário pelo menos tira-la do pé. Antes de comer, portanto, alguns passos requerem algumas observações:

1. O organismo precisa mostrar que você tem fome: Você pode até comer sem fome, mas isso não fará com que o ato de comer faça jus ao seu sentido e propósito reais, você poderá apenas está fazendo por gula. Contudo, pense na possibilidade de comer algo sem fome desde que isso tenha a ver com uma preparação para uma missão de longo caminho e período em que você não poderá comer nada até que a missão seja completada. Diante disso temos uma exceção que anos ajuda a compreender a nossa tarefa de comer do alimento bíblico, i.e., a Palavra de Deus.

2. Você precisa ter um estoque: Repare que uma coisa leva a outra. Sem um estoque, ao terminar a minha missão o meu organismo estará bem, mas é possível que outra missão se inicie imediatamente, não me dando a opção de me alimentar antes, mas garantindo que no decorrer dela eu possa buscar algo saudável no meu estoque. Você tem orado, estudado e praticado a Bíblia regularmente?

3. Você precisa identificar o alimento que possui no estoque: Ninguém vai abrir uma panela de sopa em pleno deserto de dia para sem alimentar, desde que os pontos anteriores tenham sido obedecidos. Água mata a sede, refrigerante de cola não. O trigo presente no pão dá saciedade, o milho e o leite fortifica, a proteína dá energia, mas as frituras e os industrializados causam danos. Saiba identificar o que é profecia, o que é contextual, simbólico, literal, doutrina e repreensão no Texto Sagrado, isso vai fazer toda a diferença porque demonstrará a sua especialidade com o que estás manuseando.

4. Você precisa preparar o alimento: E dependendo do que seja, leva tempo. O que está nas entrelinhas da Lei do Senhor nunca mudou nem mudará, mas encontrar é um árduo trabalho e não o ministério pastoral que te ensinará. Não, você já precisa saber, durante o seu ministério você vai trilhar os caminhos difíceis até o cerne da Lei a ponto de, pela repetição, se acostumar e depender deles e nunca deixar de trilha-los, não importa quantas décadas de ministério você terá. Busque.

5. Não se come em panelas, é preciso servir em instrumentos adequados: Você pode até comer numa panela, desde que seja na sua casa, com a sua esposa e nunca com os seus filhos, pois você é o educador da casa e não quer passar uma má impressão à sua prole. Por isso, servir o arroz no recipiente do arroz e o feijão no recipiente do feijão nunca é o bastante, pois os talheres também possuem a sua devida função. Já tentou servir a farofa com um pegador de gelo? Muitos têm pregado o Evangelho com uma autobiografia alheia à Bíblia. Isso é um erro. Pior, isso é burrice.

6. Não é correto engolir antes de degustar: Qual a graça de pôr a comida na boca e engolir sem saborear? O que adianta marcar um passeio, parar numa pizzaria, pedir aquele sabor que você adora e na hora de saborear você simplesmente engole? Lembra dos problemas psíquicos que mencionei? Se você come errado, você tem problemas mentais. Se você ler o Texto Sagrado uma ou duas vezes e cria um estudo ou um sermão, você é um doido varrido. Seja impactado pelo poder de Deus nas Escrituras! Deixe o Texto corrigir você! Derrame as suas lágrimas pela dor do molde de Deus em você mediante a Bíblia e depois saboreie a Doutrina do Senhor ajustando você antes de ajustar a igreja durante o sermão.

7. É necessário fazer digestão: Você come uma feijoada e vai jogar bola? Se você faz isso, opa, temos um doido varrido aqui (eu já disse isso, né?) O seu organismo precisa acomodar o alimento dependendo do tipo, momento, clima e ocasião. Não é possível ser impactado pela Palavra de Deus e meia hora depois pecar. Não se explica pregar o Evangelho sem o ter digerido antes. Você não oferece uma comida que nunca comeu e você nunca vai convencer ninguém a provar um determinado prato se você não vivenciar a degustação e digestão. Pregue o que você vive! Viva o que você prega! Se não for assim isso nunca foi um ministério!

8. O processo é repetível: Estar com fome, ter um estoque, saber identificar o alimento, saber prepara-lo, comer com os instrumentos corretos, saborear e reservar-se para a digestão nunca ocorre uma só vez. Se você não tiver o costume de ser assim, não merece a dignidade de ser chamado pastor da Igreja do Senhor.

Agora pense em cozinhar para você e outras pessoas. Todos devem fazer parte do banquete e assim como você deseja um jantar bem feito, bem condimentando e saudável, as outras pessoas também apreciam. Se não for assim você tem muitos problemas e talvez o maior deles, suficiente para reprovação, seja o fato de você nunca ter sido chamado por Deus para pastorear. É por isso que concordo com as palavras que Steven J. Lawson mencionou acerca de Calvino na obra "A arte expositiva de João Calvino", publicado pela editora Fiel, ao se referir a intimidade do pastor com Deus e o zelo com as Escrituras, quando disse:
O pastor, por meio de muito estudo, deve estar bem preparado para oferecer às pessoas uma variedade de instruções sobre a palavra de Deus, como se ele mesmo possuísse um estoque de coisas espirituais. (LAWSON, 2008, p 48).
O Prolífico.

Postar um comentário

0 Comentários
Postar um comentário (0)
To Top