O CARÁTER DE UM PASTOR PIEDOSO

0

 

Imagem: Google.

Houve uma época em que o pastor era um homem mais respeitado, mais ouvido e mais amigo. Com o passar dos anos, ser pastor se tornou algo cada vez mais icônico, complexo, desnecessário. Um pastor nos dias de hoje pode se parecer mais com um animador de palco, com um comediante de "stand up" ou com um "coaching". Que tempos! E que costumes!

__________________________________________________

Diga-me um sinal ou gesto de um pastor piedoso. Se você pensou nos tiques, nos jargões ou nas historinhas vazias de Deus que o seu pastor ou aquele que você, porventura, gosta de ouvir, que pena. Foi-se o tempo em que o pastor dizia "assim diz o Senhor!" ou "não olhe pra mim, olhe pro texto!". Nos encontramos numa época de poucos pastores de vergonha, caráter e preparo. Que tempos! O caráter de um pastor piedoso é visto com as seguintes características:

1. ANUNCIADOR DO TESTEMUNHO DE DEUS:
O pastor piedoso anuncia o que Cristo fez, porque é uma testemunha escriturária (e não ocular) do ministério de Cristo. Ele não ostenta linguagem de sabedoria humana, não se preocupa em mostrar as suas credenciais, não fala de si mesmo, não envergonha a esposa e filhos, não expõe os pecados das igrejas por onde passou. O pastor piedoso é, nada mais e nada menos, do que um pastor piedoso, que expõe a atuação do Espírito com poder, coragem, autoridade, biblicidade, temor e tremor, sem recuar. Ao subir no púlpito, o pastor piedoso não deseja saber nada que o influencie a criar um cenário teatral entre os ouvintes, porque a sua inspiração não é a Igreja, e sim Cristo e sua redenção. O pastor piedoso anuncia o testemunho de Deus, que é Cristo.

2. SALVO, PORÉM PECADOR. CONTUDO, CONSAGRADO:
Embora tenha a responsabilidade de ser um líder versado na Lei, o pastor piedoso é limitado, fraco, pecador, dependente de Deus. Ele teme ao Eterno, o reverencia, o honra, da mesma forma que vive inquieto, agitado, com a adrenalina às alturas pelo fato de ser ele o porta-voz de Deus mediante a sua Palavra neste mundo. O pastor piedoso sabe que é falho, mas não duvida que é consagrado por Deus e que não conseguiria em nada suportar tal consagração se não fosse o Espírito Santo. O pastor bíblico é chamado de piedoso porque sabe que não é melhor do que ninguém, nem aquele que está mais perto de Deus, mas que destila a mesma piedade para com a Sã Doutrina, assim como o fez o mestre Jesus.

3. ENALTECEDOR DAS ESCRITURAS:
Não existe outra coisa para o pastor piedoso senão as Escrituras. A todo o tempo ele exorta as pessoas a olharem para o Texto. Ele o lê, o explica e o aplica. Ele exalta a Deus com a exposição do Evangelho, ele entrega-se para que a mensagem de Deus esteja todo o tempo acima de tudo e todos, especialmente dele mesmo. A sua vida está exclusivamente a serviço do Rei. O pastor piedoso nunca esconde as entrelinhas da Sã Doutrina, tampouco traz emendas que a faça se tornar mais agradável. O piedoso pastor dá a sua vida pela explanação da Lei, doa a quem doer.

4. PRATICANTE DOS ESTATUTOS DIVINOS:
O pastor piedoso é falho, limitado e pecador, mas sabe que a sua perseverança em não desistir e, com isso, negligenciar o que ele mesmo prega ocorre somente pela Graça Especial de Cristo. O pastor piedoso não cai em condenação, porque foi Deus quem o chamou. Ele é cheio do Espírito, mas não desordeiro e indecente. Ele é homem de Deus, possui bom testemunho, sabe manejar bem a Palavra de Deus e não tem do que se envergonhar. Não importa a quantidade de elogios que o pastor piedoso receba após um sermão ou aula, ele nunca deixa que isso o torne altivo, porque Deus já o treinou para tal em tantos anos de sua vida antes da ordenação e consagração, mas ninguém o sabe. Pelo contrário, o piedoso pastor reporta todo o louvor que, porventura, receba, unicamente para Deus. A piedade que exala do pastor é fruto de uma vida ética, sóbria, alicerçada no que ele busca todos os dias e expõe quando lhe é dada oportunidade. O pastor piedoso é homem, não um frouxo.

O Senhor concede ao pastor piedoso uma igreja que o reconheça como ministro de Cristo, despenseiro dos mistérios de Deus, como aquele que mantém seus alforjes sempre cheios, armado até os dentes para guerrear contra as forças do mal, aquele que sempre tem mantimento para alimentar as ovelhas que lhes foram confiadas com o Maná Escrito. O pastor piedoso serve a Noiva e ao Noivo com fidelidade total a Lei e ao Redator da Lei. Facilite o trabalho do seu pastor, esteja sempre a disposição dele e do Reino, ore por ele e sua família.

O Prolífico.

Postar um comentário

0 Comentários
Postar um comentário (0)
To Top